(11) 95088-4565         contato@fruitandyou.com.br

Tarte Tatin

INGREDIENTES

  • 50g de açúcar
  • 200g de farinha
  • 125g de manteiga
  • 1 ovo
  • 100g de manteiga
  • 200g de açúcar
  • 2kg de maçãs

MODO DE PREPARO

Misture o açúcar, a farinha, a manteiga e o ovo para formar a massa. Envolva em filme de pvc e deixe na geladeira enquanto prepara o recheio.

Descasque e corte as maçãs ao meio, deixando de molho em água para que não escureçam.

Em uma frigideira grande (própria para forno e fogão), derreta o açúcar com a manteiga. Quando tiver atingido um tom de caramelo, disponha as maçãs uma do lado da outra e deixe cozinhar por 20 minutos.

Coloque a massa por cima da frigideira e leve ao forno preaquecido a 180 graus por mais 20 minutos ou até dourar a massa.

Espere esfriar, desenforme a torta virando de cabeça para baixo em um prato e bom apetite.

 

CURIOSIDADE

A Tarte Tatin (lê-se “tarte tatan” ou “tartatan“, e não “tarte tatín”) é uma torta de frutas típica francesa de origem incerta. Há quem diga que a receita nasceu de um erro que deu certo. Teria sido “inventada” no final do século XIX pelas irmãs Caroline e Stephanie Tatin, que cuidavam da cozinha do pequeno hotel da família, na cidade de Lamotte-Beuvron.

Por pura distração, as irmãs teriam levado ao forno as maçãs sem a massa e quando já estavam caramelizadas, quase queimando, perceberam o erro e improvisaram uma massa sobre as maçãs. Mais alguns minutos de forno, estava pronta a sobremesa. Para servir tiveram que virar o prato de cabeça para baixo. A massa da cobertura virou base e o recheio de maçãs desmanchava sedutoramente no açúcar e na manteiga.

A torta tornou-se fetiche na cidadezinha de 4 mil habitantes. Se foi assim que aconteceu ninguém tem provas. A única certeza é que esse doce é delicioso!

Share on facebook
Share on twitter

Posts

Categorias