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Preserve sua saúde no ambiente de trabalho

Má alimentação, postura incorreta, falta de ergonomia e estresse são algumas das causas do afastamento do trabalho. Por isso, é necessário tomar medidas que minimizem o impacto das tarefas diárias. E algumas são bem simples.

Veja algumas dicas de como conquistar mais qualidade de vida durante o expediente:

Alimentação
Na correria do horário comercial, é comum matar a fome com biscoitos, salgados e outros lanches pouco nutritivos. Esse cardápio até que é mais prático porém é rico em sódio e açúcar, aumenta o risco de obesidade e problemas cardiovasculares. 
Pense em alternativas saudáveis para seus lanches intermediários. Frutas, iogurtes e castanhas são opções com alta concentração de fibras e gorduras boas. Além de saciar o apetite, são alimentos de naturais e contribuem para regular o peso.

Pausas
Um item essencial para preservar a saúde no expediente é realizar pequenas pausas a cada hora. Não precisa ser um intervalo longo. Basta um minutinho para levantar-se da cadeira, buscar uma água e respirar outros ares.
Essa medida evita vícios de postura e serve para estimular a circulação sanguínea. Sem contar que uma pessoa descansada lida melhor com projetos complexos, como relatórios, planilhas e outras atividades que exijam esforço mental.

Alongamento
Outro problema recorrente são os movimentos repetitivos. Essa é a realidade não só de escritórios, mas também da indústria e do comércio de bens e serviços. Um repositor de mercadorias de um supermercado precisa carregar peso o tempo todo. Cabeleireiros passam muitas horas em pé em posições pouco confortáveis.
A solução para evitar problemas crônicos é investir em sessões de alongamento. A ginástica laboral demanda apenas 15 minutos diários. Nesse tempo, faça exercícios indicados por um fisioterapeuta ou instrutor de Educação Física.

Ergonomia
Se você passa o dia em frente ao computador, certifique-se de que a estação de trabalho esteja regulada adequadamente. A cadeira deve ter ajuste de altura e apoio para os braços. Já a tela precisa estar no mesmo nível dos seus olhos para que sua cabeça e seus ombros não fiquem curvados.
Empresas que utilizem notebooks podem instalar suportes para elevar o equipamento. Assim, a equipe consegue realizar tarefas com mais conforto, sem forçar a postura ou a vista.

Meditação
Uma ameaça que ronda companhias de todos os segmentos é o estresse. Devido ao acúmulo de obrigações, muitos trabalhadores se sentem incapazes de entregar resultados e, em casos extremos, travam. Trata-se da chamada síndrome de burnout.
Esse comportamento também está ligado a complicações cardíacas, como o infarto. Em outras palavras, tente desacelerar. Organize uma lista de tarefas e procure cumpri-las uma de cada vez. Caso a ansiedade bata, recorra a técnicas de respiração, como mindfulness e meditação ativa.

Para que essas ações tenham resultado devem ser realizadas com boa frequência. Não vale aplicá-las somente na segunda-feira e esquecer do resto da semana. Lembre-se que um bom jeito de cuidar da saúde é adquirir bons hábitos, afinal é melhor prevenir do que remediar.

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