(11) 95088-4565         contato@fruitandyou.com.br

Geléia de Uva

INGREDIENTES

  • 500 g de uva (de preferência sem semente)
  • 1 xícara (de chá) de açúcar
  • 15 gotas de limão

MODO DE PREPARO

Retire as uvas do cacho e coloque num refratário com água. Lave-as bem e coloque em uma panela com metade da quantidade de açúcar. Deixe o fogo alto até começar a ferver.

Abaixe o fogo e mexa bem para não grudar. Com o auxílio de uma colher esmague as uvas e quando murcharem apague o fogo e deixe amornar.  

Passe por uma peneira para tirar toda a polpa e retorne a parte líquida para a panela. Acrescente o restante do açúcar, as gotas de limão e deixe cozinhar em fogo médio. 

Mexa constantemente deixando reduzir até a metade ou até atingir o ponto de geléia. Desligue o fogo e de preferência coloque num recipiente de vidro.

Espere esfriar e sirva com biscoitos, pães ou torradas.

 

CURIOSIDADE

A origem das geleias é incerta. Desde sempre a humanidade busca conservar alimentos, inclusive as frutas. Há quem acredite que fazer conservas e compotas de frutas foi a maneira que os árabes encontraram de conservar por mais tempo o alimento. 

O intuito era usar as geleias para fins medicinais, já que as frutas são capazes de ajudar no tratamento de diversas doenças, mas daí para alguém saboreá-las como refeição foi só questão de tempo.

Share on facebook
Share on twitter

Posts

Categorias