(11) 95088-4565         contato@fruitandyou.com.br

Absenteísmo: Por que os colaboradores faltam?

Um cenário possível em qualquer empresa: um determinado colaborador já não anda produzindo como antes, com frequência apresenta atestados médicos, encontra justificativas familiares para se ausentar, culpa o trânsito por frequentes atrasos e até virou assunto em conversas de corredor por não estar tão presente em compromissos importantes da equipe.

De fato há vários outros fatores relacionados ao absenteísmo como doação de sangue, licença maternidade, fatores sociais, questões legais, reais problemas de saúde ou imprevistos familiares, mas é preciso ter atenção e acompanhar suas causas.

Índices altos de ausência de funcionários devem ser um alerta para possíveis insatisfações com as políticas da empresa, com as condições de trabalho ou então estarem diretamente ligados a problemas de ordem social, financeira ou emocional, como líderes ineficientes, excesso de horas trabalhadas e outros conflitos que ocorrem comumente na rotina das empresas.

A desmotivação é apenas uma das causas de um dos indicadores mais importantes a serem considerados na empresa: o absenteísmo. Ao analisar mais de perto cenários assim é possível identificar problemas na qualidade de vida do colaborador e com uma gestão de pessoas mais próxima da equipe, com simples ações, tais problemas podem ser corrigidos.

A aplicação de ações voltadas ao bem-estar do time, por exemplo, possui uma relação direta com esses índices. Incentivo a bons hábitos como prática de atividades físicas e alimentação saudável podem transformar o clima organizacional e a vida pessoal da equipe. Tanto pela demonstração da empresa no cuidado com o funcionário como os benefícios de se ter um colaborador com mais saúde e disposição.

Diminuição dos problemas de saúde, percepção do cuidado pela empresa, motivação e alívio do estresse, engajamento nas ações de bem-estar são alguns dos benefícios relacionados diretamente a programas voltados à qualidade de vida dentro das corporações. Com pesquisas internas e um acompanhamento da implementação de tais ações é possível notar resultados surpreendentes dentro do time em curto prazo.

Share on facebook
Share on twitter

Posts

Categorias